Incríveis curiosidades sobre as borboletas monarcas

Incríveis Curiosidades sobre as Borboletas Monarcas

As borboletas monarcas são uma das espécies de borboletas mais conhecidas e amadas do mundo, conhecidas por suas impressionantes asas laranja e pretas e por suas migrações anuais para o México e a Califórnia.
Aqui estão alguns dos fatos mais curiosos sobre essa incrivel espécie de borboleta:

Origem do nome

Existem duas possíveis explicações para o motivo da Borboleta Monarca se chamar “Monarca”. A primeira seria que a espécie descrita pelo botânico sueco Carlos Lineu em 1758, teria sido nomeada como Danaus plexippus, em referência a dois Monarcas da Grécia Antiga, Danaus e Plexippus.
A segunda explicação seria que a Borboleta Monarca foi batizada de “Monarca” em homenagem ao Rei da Inglaterra Guilherme III de Orange.
Por ser um Monarca Protestante, ele contava com bastante admiração dos primeiros colonizadores da América do Norte, por isso resolveram batizar a Borboleta que é da cor laranja (cor também de referência do monarca Guilherme III) de “Borboleta Monarca”.

A grande jornada

As borboletas monarcas são as únicas espécies de borboletas que migram através de várias gerações. A cada outono, as borboletas que migram para o México são bisnetas das borboletas que migraram para lá no ano anterior.

As borboletas monarcas são um dos poucos insetos que conseguem voar longas distâncias. Sabe-se que elas conseguem voar até quatro mil e oitocentos quilômetros de distancia (quase a mesma distancia entre as cidades de São Paulo no Brasil e Barranquilla na Colômbia) de seus locais de reprodução de verão no Canadá e nos Estados Unidos até seus locais de reprodução de inverno no México e na Califórnia.

As borboletas monarcas não são os únicos insetos que migram. Outros insetos, como libélulas e gafanhotos, também migram em grande número. No entanto, a migração da borboleta monarca é uma das migrações de insetos mais conhecidas e estudadas do mundo.

Navegadoras experientes

As borboletas monarcas são navegadoras experientes. Elas usam a posição do sol, o campo magnético da Terra e até mesmo o cheiro da serralha para guiá-los em suas migrações.

A dieta das monarcas

As borboletas monarcas são comedoras exigentes. Elas se alimentam apenas de plantas serralhas, que contêm uma substância química tóxica chamada cardenolídeos, que as borboletas armazenam em seus corpos e usam para defesa.

Importantes polinizadores

As borboletas monarcas são importantes polinizadores. Elas visitam uma grande variedade de flores para coletar néctar e pólen, o que ajuda a fertilizar as plantas e a produzir sementes.

O ciclo de vida das monarcas

As borboletas monarcas têm um ciclo de vida único. Elas passam por quatro estágios distintos: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas, também conhecidas como lagartas, são a única fase do ciclo de vida da monarca que se alimenta da serralha.

Monarcas em perigo

As borboletas monarcas são vulneráveis à perda de habitat e aos pesticidas. A destruição dos seus locais de reprodução e hibernação, bem como o uso de herbicidas e pesticidas, levou a um declínio nas populações de monarcas nas últimas décadas.

Cultura Indígena

As borboletas monarcas têm uma ligação especial com os povos indígenas do México. As borboletas são consideradas um símbolo de esperança e renovação, e os indígenas acreditam que as borboletas carregam os espíritos de seus antepassados.

Cultura Mexicana

As borboletas monarcas também são uma parte importante da cultura mexicana. As borboletas são frequentemente retratadas na arte tradicional mexicana e aparecem em festivais e celebrações em todo o país.

Cores de advertência

As borboletas monarcas são conhecidas por sua coloração marcante. As asas laranja e pretas da monarca adulta são um alerta aos predadores de que a borboleta é tóxica e não deve ser comida.

As borboletas monarcas não são os únicos insetos que apresentam coloração de advertência. Muitos outros insetos, como abelhas e vespas, também apresentam cores vivas que servem de alerta aos predadores.

Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização.
Copyright © 2010- Borboleta.org Todos os direitos reservados.