Observação de borboletas



A observação de borboletas


As borboletas encantam pela beleza, mas elas também polinizam as plantas e são indicadoras da saúde de um ambiente.

No Brasil, existem mais de 3200 espécies, todas identificadas pelo biólogo e pesquisador Gustavo Accácio. Ele quer popularizar a observação de borboletas.

Nos parques de São Paulo, há cerca de 500 espécies de borboletas. Para observá-las, é preciso treinar o olhar. Algumas espécies se camuflam, como se fossem folhas, para escapar dos predadores. Outras, buscam o sol nos lugares mais alto.

De manhã, quando o sol nasce, elas procuram um lugar onde o sol esteja batendo e ficam de asas abertas ali. Usam as asas como se fossem radiadores solares, assim, pra captar a energia e com isso aquecer os músculos para que elas possam, depois, começar a voar pra procurar alimentos, procurar parceiros, fazer o que elas fazem normalmente.

Outra dica é procurar os parques que tenham muitas flores. 75% das 3200 espécies de borboletas que existem no Brasil gostam de flores.

Dizem que quando uma borboleta pousa em você é sinal de sorte. Também dizem que a borboleta é símbolo da liberdade, por causa da leveza e porque ela voa. E ela também é símbolo da metamorfose, pela transformação que ela passa, da lagarta feia pra borboleta bonita. Também dizem que elas são como flores que voam. O que não falta é poesia, em torno das borboletas.
Texto por www.borboleta.org