Borboletário de São José dos Campos




Semana passada eu visitei o Borboletário Municipal Asas de Vidro, em São José dos Campos, localizada a 96 km da capital de São Paulo. O Borboletário fica dentro do Parque Municipal Roberto Burle Marx, conhecido como Parque da cidade.
O Borboletário Municipal Asas de Vidro foi inaugurado em dezembro de 2012, o nome “Asas de Vidro” foi inspirado nas Borboletas de asas transparentes que são nativas do Parque da Cidade, aliás todas as espécies de Borboletas do Borboletário são nativas do Parque da Cidade.



A minha visita ao Borboletário durou cerca de 20 minutos, a primeira parte da visita é feita em uma sala aonde são mostrados slides e vídeos educativos sobre as Borboletas. Em seguida eu conheci o viveiro das Borboletas, com lindas plantas alimento e hospedeiras, pena que no momento em que visitei o Borboletário o céu estava nublado, já que as Borboletas só voam com a presença do sol.
Por último eu conheci a “Casa de Criação”, é uma sala aonde são mantidas as lagartas e as pupas.
A visita ao Borboletário Asas de Vidro foi muito legal e educativo, gostaria de agradecer ao pessoal do Borboletário, eles são super simpáticos e muito atenciosos.
A visitação é gratuita.



As Borboletas estavam recolhidas por causa do céu nublado e estamos no inverno então estava um pouco frio também. A dica é fazer a visitação em dias ensolarados.



Mural com as espécies de Borboletas criadas no Borboletário, no total são 35 espécies diferentes, entre elas as Borboletas de asas transparentes e a Danaus plexippus.




A Casa de Criação, aqui as pupas são penduradas em um isopor, juntamente com informações e dados sobre elas, assim elas são monitoradas de perto e bem cuidadas.





Informações e contato do Borboletário Asas de Vidro.

Endereço: Av. Olívio Gomes, 100, Santana - São José dos Campos – SP

Telefone: (12) 3909-4500

Dica: Esse telefone é da Secretaria de Meio Ambiente, você precisa ligar antes para agendar a sua visita, as visitas começam por volta das 10:30 da manhã.
Tente marcar a sua visita em dias ensolarados.
A visita é gratuita.