O que é Entomologia?

A Entomologia é a parte da zoologia que estuda os insetos e suas relações com o meio.
Aristóteles, na classificação dos animais, colocou os insetos em um grupo à parte, chamado “Entoma” (do grego entomon: “cortar”; os insetos compreendem três partes: cabeça, tórax abdome). Estudou-lhes a morfologia externa e a anatomia, e descreveu exatamente a metamorfose das Borboletas.
As noções “aristotélicas”, ricas de observações muito precisas, permaneceram válidas até a descoberta do microscópio. No fim do século XVI, o naturalista Ulisse Aldrovandi (1522-1605) apresentou uma classificação e uma descrição precisa de numerosas espécies de insetos na obra De animalibus Insectis (considerava, aliás, como insetos aquáticos as estrelas-do-mar e os anelídeos). Todavia, o primeiro estudo completo foi o de Marcelo Malpighi (1628-1694), que no livro De Bombyce descreveu e ilustrou com grande precisão a anatomia da Borboleta, da ninfa e da larva, na mesma época, Francesco Redi (1626-1697) publicou suas Experiências sobre a geração dos insetos (1668) e demonstrou que todos os animais, inclusive os menores, são gerados por outros organismos semelhantes. Na segunda metade do século XVII, Antonio Vallisneri (1661-1730) emitiu importantes considerações sobre a metamorfose e os ciclos complexos de desenvolvimento dos Afídeos e dos Estrídeos: foi o primeiro a ilustrar o parasitismo dos insetos em outros insetos.
Jan Swammerdam (1637-1680), naturalista holandês, que estudou igualmente as metamorfoses e fez admiráveis dissecções de efêmeras, abelhas e piolhos, é o autor da História geral dos animálculos privados de sangue (1669) e da História dos insetos (1680).
Os maiores nomes da Entomologia são, por ordem cronológica, Malpighi (estudo do bicho-da-seda), Swammerdam (metamorfose), Von Rosenhof (taxonomia), Réaumur (verdadeiro fundador da Entomologia), Lineu (que fundamentou as noções sobre nomenclatura), Latreille (classificação moderna) e Fabre (grande divulgador).
Atualmente, as aplicações dos conhecimentos da Entomologia na medicina e, principalmente, na agricultura são de considerável importância.

Foto cortesia: Peggy Greb, USDA Agricultural Research Service, Bugwood.org



Artigos Relacionados:
Lineu - O criador da nomenclatura binominal
Museu Fritz Plaumann
O que é um Entomologista?