23 de jan. de 2011

Mechanitis lysimnia



Série Borboletas Brasileiras

Mechanitis lysimnia

Família: Ninfalídeos

Particularidades: Tendo o nome comum de "maria-boba", dado seu vôo lento e fraco. Os adultos se alimentam de diversas flores, como as de Eupatorium.

Plantas Hospedeiras: Tomateiro, tomateiro-bravo e outras solanáceas.

Habitat: Sudeste Brasileiro.


Foto cortesia: Antonio Machado

5 comentários

A espécie parece ser Heliconius ethilla.

Boa noite, Cesar
Elas são parecidas.
Essa foto foi retirada do site wikipedia.

Obrigado pela visita!

Olá,

A foto não seria uma Mechanitis polymnia? A M. lysimnia (pelo menos a subespécie do sudeste do Brasil M. l. lysimnia) apresenta uma mancha branca no ápice da asa anterior, a qual pode ser vista tanto na face dorsal quanto ventral (ver http://www.butterfliesofamerica.com/L/t/Mechanitis_lysimnia_a.htm).

A diagnose de M. polymnia casabranca (espécie do SE do Brasil) seria justamente a ausência dessa mancha branca no ápice da asa anterior, exatamente como visível na foto. A wikipedia é feita de pessoas, as quais podem errar.

Aproveito o ensejo para parabenizá-los pelo site, uma ótima fonte de consultas!

Grande abraço

Achei vários ovinhos brancos dessa borboleta numa folha de tomate de meu pai achei muito fofos e para não ter perigos de animais comerem eu trouxe para casa numa folha e coloquei numa tigela de plástico e estou esperando elas quando saírem do casulo eu soltarei para viverem felizes pode me da dicas para cuidar dessas lindinhas?