Significado e Simbolismo da Borboleta



Significado e Simbolismo da Borboleta

O Simbolismo nas culturas antigas
As Borboletas tem exercido um grande fascínio em diversas culturas antigas ao longo dos séculos como símbolo de transformação e renascimento, a metamorfose da Borboleta sempre foi considerada um dos grandes mistérios da natureza.
A alma, celebração, leveza, ressurreição e a transição são alguns exemplos de palavras que são associadas às Borboletas.
Na mitologia grega, Psiquê (que significa “alma”) foi representada na forma de uma Borboleta. Outras culturas também associam as Borboletas com a alma, na Nova Zelândia, os maoris acreditam que a alma retorna à Terra após a morte como uma Borboleta, na mitologia asteca e maia as Borboletas também são associadas com a alma.


Religião
No cristianismo a Borboleta representa e simboliza a ressurreição.
No Antigo Egito os egípcios viram semelhança entre as embalagens de tecido de suas múmias e da crisálida de uma Borboleta, tanto os egípcios e os gregos, que colocavam Borboletas douradas em seus túmulos, associavam a Borboleta como um símbolo de ressurreição e de imortalidade.


46 comentários:

John Boiler disse...

Prezados.
Eu tenho uma história real que na minha opinião vem de encontro à tese de que as Borboletas têm tudo a ver com a morte do ser humano, portanto, se alguém tiver interesse em conhecer a minha história real, estou à disposição para conta-la. Posso garantir que é muito interessante e totalmente real!!
Tenho bastante interesse em dividir esse fato com outras pessoas que tenham vivenciado o mesmo que eu vivenciei e assim poder fortalecer essa tese sobre as Borboletas e sua relação com a ressureição humana.
Abraço.
John Boiler (Cognome)

Anônimo disse...

Bom dia. Gostaria muito que você compartilhasse sua estória comigo. Att. MRB

Anônimo disse...

Boa tarde, preciso muito ouvir a sua história. Muito mesmo! E gostaria de compartilhar a minha. Por favor como entro em contato. Obrigada

Samara Alves disse...

Óla também possuo uma história interessante sobre o assunto! Se alguém se interessar... samara

Anônimo disse...

Acredito que a borboleta representa e simboliza muitas coisas, sim. mas o simbolizar não signifiica o REAL. A maioria das simbologias desse belo e frágil inseto não passa de superstição.

Anônimo disse...

Poderia contar sua história aqui? Ou então por alguma rede social... Meu Facebook: Bianca Gambati. Gostaria muito de saber a história.

Anônimo disse...

Poderia contar aqui? Ou por alguma rede social? Meu Fb: Bianca Gambati. Gostaria muito de saber a história.

Anônimo disse...

Olá gostaria muito de saber a história de vocês perdi recentemente a pessoa, não familiar, mais especial de toda minha vida. E desde então minha casa vem sendo visitada por uma série de borboletas e uma delas parece ser a mesma.

Anônimo disse...

Há alguns anos atrás todo doa antes de entrar na escola uma borboleta smp passava na minha frente, isso durou uma semana ate q no dia 2 d abril d 2011 estava indo dormir ai me ligam dizendo q minha amg faleceu. Ai aemana passada td dia uma borboleta passava por mim e eu em entender aii ontem dia 2 me ligam dizeno q meu amg se matou :/

Unknown disse...

Tenho uma ligação muito forte com borboletas desde criança, elas vinham até mim e pousavam nos meus cabelos, braços... determinada época muito dificil de minha vida via insistentemente uma borboleta azul, até td se resolver e não vê-la mais. Gostaria de saber mais sobre histórias com borboletas.

Mayã disse...

Gostaria muito de saber a história de todos vocês sobre borboletas! Meu FB é Mayã Campos, mas pq vcs não dividem com todxs por aqui mesmo?

Alexandre Rodrigues disse...

Gostaria de saber essas estórias, acredito que há um simbolismo místico da borboleta sim, a natureza nos dá lições todos os dias. Meu fb é Alexandre Rodrigues da Conceição.

Anônimo disse...

Acabei de perder minha princesa Alice 1 e 5 meses.
No monto de seu enterro que foi nesse domingo 12/10/2014
surgiram 2 borboletas.
Meu face e Bruna Viana.comi uma foto de escada indo para o céu de perfil.

Clezar disse...

Oi, gostaria muito de conhecer sua história pois sempre ocorre de borboletas enormes pretas me seguirem, até mesmo fora de casa, minha finada mãe dizia ser notícia morte.
Grata

VERA LUCIA disse...

Não gosto de borboletas pq um dia antes da minha irmã falecer pousou em mim duas borboletas igualzinhas, ai até disse pra minha filha deixa ela pousa dizem q dá sorte, e no outro dia minha irmã faleceu.

Camila Couto disse...

Olá pessoal eu moro Em Foz do Iguaçu Paraná , tenho uma história para contar sobre oque aconteceu comigo este ano , no dia 17 de abril minha amiga veio de sao paulo me visitar e queria ir aos pontos turísticos daqui conhecer , eu a levei , no dia 20 levei ela nas cataratas da argentina e parei num local cheio de borboletas amarelas , mas nenhuma parou no meu dedo , continuei a caminhada, até que uma linda borboleta roxa parou na minha mão e por la permaneceu por 8 km de caminhada com eu me movimentando e nada dela voar , adorei senti uma paz enorme e pensei e alguma mensagem boa , tanto que cuidava para nao andar rápido demais , adorei a borboleta me senti uma criança as 25 anos , então neste mesmo dia essa minha amiga ficou chateada por conta de eu não ter dado muita atenção e andar devagar para a borboleta nao voar e ficou brava por eu nao tirar fotos dela , até que uma mariposa posou no braço dela , e quando cheguei nas quedas a minha voou depois de 8 km comigo indo da mao ao dedo e dedo ao braço até que com a neblima das cachoeiras ela voou e da minha amiga também , fiz as pazes com ela , mas fiquei pensando no significado daquilo , quando cheguei em casa , desceu minha menstruação e 3 dias depois a dela , mas esquecemos a borboleta , tirei varias selfies com a borboleta quando estava com ela , ai agora em maio descobri que estou gravida , hj estou com 3 meses e 3 semanas de gravidez e lembrei da situação e fui pesquisar sobre borboletas dizem que elas significam almas , ressurreição , reencarnação , felicidade , vida , e fiquei admirada , sou um pouco mistica e acredito que aquela borboleta era um sinal pelo tempo que ela ficou comigo , e a minha colega engravidou tbm mas com 8 semanas perdeu o bebe e mariposa significa morte , então posso estar viajando na espiritualidade , pois sou uma pessoa de muita fé , mas achei muita coincidência o fato da minha borboleta ter sido roxa a cor que eu mais gosto e tbm o fato de engravidar na mesma data que ela posou no meu braço , e o da minha amiga morrer , bom essa e minha historia . abraços

Vanilla Carvalho disse...

Conte- me

Ribeiro disse...

Pode me passar sua história? Quero fazer uma tatoo e fiquei curiosa meu face Neriane Galvão envia via mensseger obrigada aguardo.

Ribeiro disse...

Pode me passar sua história? Quero fazer uma tatoo e fiquei curiosa meu face Neriane Galvão envia via mensseger obrigada aguardo.

Neriane Galvão disse...

Pode me passar sua história? Quero fazer uma tatoo e fiquei curiosa meu face Neriane Galvão envia via mensseger obrigada aguardo.

joel coelho silva disse...

Boa noite!
Estou em um período muito difícil!
Ando muito confuso em relação a minha fé....As vezes eu não acredito que posso voltar a ter uma vida tranquila.
Hoje, 06 de novembro de 2015, estava deitado assistindo TV. Vi uma borboleta enorme De cor escura a voar na porta do banheiro,pousou na parede e, eu fiquei muito assustado!
Levantei e coloquei ela para do meu apartamento. Não sei como ela veio aqui parar. No décimo segundo andar!! Terá uma explicação para isto? ou é apenas uma coincidência?

Luzia Arruda disse...

Vc Joel na sua vida teve uma pessoa muito especial q já faleceu. ...e agora ela voltou pra te ajudar. ..borboletas são almas da família da gente. ..que vêem nos visitar. ..aguarda q sua vida vai mudar muito de agora pra frente. ...toda manhã quando levantar vai até a janela que ela saiu. ...feche os olhos e espere a presença de Deus na sua vida. ..e vai vendo o resultado. ..um grande abraço. ..fica com Deus. ..

Unknown disse...

Caros, acabou de pousar uma enorme borboleta preta com manchinhas amarelas na cozinha do 13 andar, vim dormir e deixei ela na cozinha, não quis espanta-lá. Nāo sei se isso pode ser bom ou ruim? Espero que seja bon!

Thamyres Barradas disse...

Tenho uma história curiosa, quando tinha apenas 12 anos, estava sozinha em casa e tinha saído do banho, quando olhei para o boxe de vidro havia uma borboleta desenhada, com traços simples porém lindos e ao mesmo tempo detalhista é complicado, eu liguei para minha mãe na hora de medo, penso hoje que minha vó pode ter desenhado para mim, porque até hoje, por mais que eu tente não consigo imitar os traços daquele desenho, gostaria de entender o porque.

Gislaine Godoi Cosmo disse...

Pode me passar sua história fiquei interessada.

Aline pacheco disse...

Minha sogra acabou de falecer e ela era muito especial para mim...desde então não pato de ver borboletas

Sheiny Santos disse...

John me interressei tbm! As borboletas pousam direto em mim e estou procurando significados! Abc

Helena Bucair disse...

Tenho uma história com borboleta tambem. Meu pai faleceu no dia 25/11/2015, as 21:45. Eu era completamente grudada a ele, pra mim era meu tudo e foi como se tivessem tirado meu chão, a pior sensação e sentimento que já tive. Após ir ao hospital liberar o corpo, voltei com a minha família pra casa para aguardar até o horario do velório, foi então que recebi uma linda surpresa. Moro em apartamento e Já se passavam das duas da manhã quando estava sentada no sofá da sala chorando, foi quando vi uma borboleta marrom pequena voando descontroladamente pela cozinha onde minha irmã estava... Fiquei reparando nela, atéque veio e sentou no meu pé. Encostei o dedo nela e ali ela parou, no meu indicador direito. Nesse momento eu senti a presença do meu pai e sabia que era ele se despedindo de mim. Fiquei por mais ou menos mais duas horas sentada na sala e por mais que eu fizesse varios movimentos, ela não voava. Fui para o meu quarto e me deitei, coloquei o meu dedo bem proximo ao meu rosto e fiquei a observando por um bom tempo, como um ultimo adeus. Acabei adormecendo e depois de uma hora e pouco mais ou menos acordei assustada e para ver se ela estava ali. Para minha surpresa, ainda estava, mas havia pousado na minha perna. Peguei ela no dedo novamente e adormeci com ela proxima ao meu coração. No outro dia quando acordei, ela havia partido. Não tenho duvidas de que era ele, de que aquela era uma forma de ele me confortar e se despedir. Eu era a caçula, o xodó dele, gosto de acreditar que ele foi me dar o ultimo beijo de boa noite. Hoje estou compartilhando essa história, pois é mais um daqueles dias difíceis, dias que gosto de comparar as ondas do mar, que vem e vão em um ritmo constante de saudade, e de repente, quando menos esperamos, uma delas quebra com mais força!

Maria Raquel Simplicio disse...

Linda essa história

GL00MY disse...

Eu gostaria de saber, quem sabe aconteceu algo semelhante

GL00MY disse...

Eu gostaria de saber, quem sabe aconteceu algo semelhante

kedson Lima disse...

Interessante sua história gostei muito

kedson Lima disse...

Muito interessante sua história gostei muito

Fabiola Lima disse...

Eu tb tive uma experiência em Foz do Iguaçu, uma mariposa ficou grudada no meu braço um pouco antes de fazer o passeio de barco, todos ficaram impressionados porque mesmo me mexendo e andando ela não saia, durante o passeio de barco acabei quebrando o mesmo braço que a borboleta posou, eu fiquei intrigada, e dessa então estou atenta aos sinais que a vida nos manda, essa semana iria trocar o meu carro, mas ao explicar o contrato a vendedora informou q o carro era 2015/2016 e não 2016/2016 como eu queria. Ela iria me enganar, um pouco antes vi uma borboleta branca no chão e já me toquei que seria uma roubada. Para confirmar ao chegar em casa, havia uma borboleta igual na parede interna corresponde a minha garagem. Ontem, estava estudando e uma borboleta entrou pela janela e o gato acabou abocanhando, são 10 temas para o sorteio na prova, e aí tenho quase certeza que o tema que será sorteado é o que eu estava estudando no momento. Vamos aguardar...

Amanda Freitas disse...

Conte me, fiquei interessada

Unknown disse...

Adoro borboleta,só que qdo ela vem voando nas minhas proximidades, penso que é má notícias.

Unknown disse...

Adoro borboleta,só que qdo ela vem voando nas minhas proximidades, penso que é má notícias.

Magali Olliveira disse...

Adoro borboleta,só que qdo ela vem voando nas minhas proximidades, penso que é má notícias.Minha mãe falei em 8 Nov.2015,moramos a vida inteira juntas,hj fiquei sozinha.órfã de pai e mãe ,sem filhos.No Domingo qdo cheguei em casa .qdo entrei na minha cozinha ouvi um barulho.foi ver achando ser um pardal voando era uma borboleta grande eu asustei e nisso e ela voou saindo pelo vitrais da cozinha.Será que minha mãe.

Unknown disse...

Impressionante, qdo ey tinha 20 anos um amigo foi assassinado e no momento da notícia para a sua mãe, passou uma borboleta azul enorme e eu fiquei com isso na cabeça, acontece que quando minha vó faleceu tbm vi uma borboleta da mesma espécie, nunca li ou vi nada sobre mas isso sempre ficou na minha cabeça, agora lendo essas coisas estou perplexo

Alexandre gomes ferreira disse...

Impressionante, qdo ey tinha 20 anos um amigo foi assassinado e no momento da notícia para a sua mãe, passou uma borboleta azul enorme e eu fiquei com isso na cabeça, acontece que quando minha vó faleceu tbm vi uma borboleta da mesma espécie, nunca li ou vi nada sobre mas isso sempre ficou na minha cabeça, agora lendo essas coisas estou perplexo

Thais Aretha disse...

❤ linda história!

Unknown disse...

Eu gostaria de saber da sua história em minha casa todo dia aparece borboletas pricipalmente a noite mato elas mesmo assim elas continuar a aparecer...

James Inri disse...

Eu gostaria de saber da sua história em minha casa todo dia aparece borboletas pricipalmente a noite mato elas mesmo assim elas continuar a aparecer...

Rafaella Hernandes disse...

Também quero conhecer sua história.
Hj eu estava na padaria e uma borboleta pousou em mim, porem eu tenho "medo" e com ela não fiquei bem tranquila. Achei estranho mais gostei me senti bem.

Adriana Souza disse...

Qual sua história? Meu pai faleceu e desde entao vivo cercada de borboletas

Adriana Souza disse...

Qual sua história? Meu pai faleceu e desde entao vivo cercada de borboletas