A Metamorfose da Borboleta

A Metamorfose da Borboleta

A Lagarta, ou “larva”, sai do ovo da Borboleta. Come e cresce rapidamente, antes de passar ao estágio chamado crisálida ou “pupa”, durante o qual não se alimentará. A Borboleta adulta surge da crisálida. Neste ciclo biológico, o desenvolvimento do ovo ao “adulto” se processa através de várias mudanças de forma. Estas mudanças chamam-se “Metamorfose”( Do gr. Metamorphosis ).


Conhecendo a Metamorfose.
Todos os organismos provêm de uma única célula, chamada ovo. O ovo é um óvulo posto pela fêmea e fertilizado pelo macho. A diferença fundamental entre os ovos é que alguns carecem quase totalmente de reservas, de modo que muito breve devem dar origem a um ser capaz de alimentar-se por si mesmo, como ocorre com as larvas dos insetos e de muitos animais marinhos; outros ovos possuem grande reserva de alimentos, denominada gema ou vitelo, como por exemplo o ovo da galinha, e dão origem a um ser que, ao nascer, já é muito semelhante ao adulto.

Metamorfose das BorboletasDos ovos dos insetos e de muitos outros animais, emerge uma larva, às vezes tão diferente da forma adulta que pode confundir os biólogos. Uma larva é, em essência, capaz de alimentar-se mas, geralmente incapaz de reproduzir-se. Compreende-se que, como a sua estrutura e, freqüentemente, o seu modo de viver, são inteiramente diferentes dos adultos, a larva muda de forma pelo menos uma vez e esta renovação denomina-se “Metamorfose”. Do ovo da Borboleta, nasce uma lagarta que come e cresce rapidamente; a seguir, passa
por uma fase de imobilização, chamada crisálida, durante a qual não se alimenta; da crisálida sai a Borboleta adulta.
A palavra "imago" significa simplesmente o adulto jovem que acaba de sofrer sua última Metamorfose. Em princípio, é adulto o animal que não muda mais de forma e é capaz de reproduzir-se.


Artigos relacionados:
Ciclo de vida das Borboletas
Ciclo de vida da Mariposa
Ciclo de vida da Borboleta Monarca

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigado eu apredi muita coisa e tambem vou ganhar uma boa nota no meu trabalho!!

Anônimo disse...

muito obrigado é muito bom o site

rodrigo torquatro disse...

nossa agora sim tiro 10 no trabalho

Anônimo disse...

Obrigada , muito legal agora tiro 10 na prova !!!

Anônimo disse...

Minha largata esta meio esquisita depois de comer mt ela ficou com uma cor escura e diminuiu de tamanha e esta imovel debaixo de uma folha no solo atificial que eu criei para ela, bom voces podem me explicar o que esta havendo com ela?
obs:ela nao esta mais se alimentando

Borboleta.org disse...

Olá, boa tarde
A sua lagarta parou de se alimentar, porque ela está se preparando para se transformar em pupa.

Obrigado pela sua visita!