A Vida da Borboleta - A Alimentação da Borboleta



Como é a alimentação das Borboletas?
As Borboletas têm quatro fases de vida, em apenas duas fases as Borboletas precisam de alimentos.
As Borboletas se alimentam quando estão na fase larval e na fase adulta.

Veja o como é a alimentação das Lagartas e das Borboletas adultas:

A Alimentação das Lagartas


Foto cortesia: David Cappaert, Michigan State University, Bugwood.org


As Lagartas comem principalmente folhas das Plantas Hospedeiras.
As folhas permitem a Lagarta crescer e obter todas as vitaminas necessárias para se transformar em uma Borboleta adulta.
As Lagartas utilizam as mandíbulas para mastigar os alimentos.
Clique aqui e conheça a relação de algumas Plantas Hospedeiras.


A Alimentação da Borboleta Adulta



As Borboletas adultas se alimentam através da ingestão de líquidos. As Borboletas têm um tubo longo e estreito em sua boca chamado de “tromba”, que funciona como um canudo, as Borboletas usam a tromba para sugar o néctar das plantas.
Além de açúcar e água, o néctar fornece outros nutrientes, como os aminoácidos, proteínas e vitaminas.
Algumas espécies de Borboletas também se alimentam da lama, esterco de vaca, água e da seiva das árvores.

Aprenda a fazer você mesmo:
Como fazer um néctar artificial para as Borboletas


41 comentários:

Anônimo disse...

eu estou cuidando de uma borboleta que esta com a asa quebrada.
se estiver alguém ai, preciso de ajuda.

Anônimo disse...

Eu tambem. Estou buscando informações... ate agora, ela lambeu a agua com mel que eu dei, e a com açucar tambem, mas tenho so um vasinho de flores séquido, não o suficiente para ela. Estou preocupada, pois ela parece nova (geralmente as asas vao ficando sem cor e machucadas com o tempo). Mas ela nao vai mais poder voar pois o corte em uma das asas foi serio.

Anônimo disse...

....aaahhh! esqueci de dizer!!! O açucar e mascavo, eu pus pouca agua, mexi ate virar melado, parece q ela gostou. Tirei a ideia de uma vez q abelhas e ate uma borboleta vieram beber minha coca cola que caiu no chao numa aula de ed. fisica no patio. Estou com ela em observação pra ver se ela digere bem o alimento. Parece q ela esta em choque ainda, eu tive q literalmente colocar uma gota do melaço na ponta de uma colher de cafe e tocar na boca dela pra ela perceber q era comida.... Coitada. :\

Anônimo disse...

Oii, legal este site,em?
Gostei Mt, me ajudou bastante para um trabalho de escola.
Está de parabéns o dono do site.
Bjssss. Xau.

Borboleta.org disse...

Obrigado!!!

Anônimo disse...

Acordei de manhã pelas 8h e tinha uma borboleta no meu quarto, na parede, com as asas abertas. Parece estar dormindo. São 19:47 e ela continua no mesmo lugar.
Como ela aguenta ficar tanto tempo sem comer??

Borboleta.org disse...

Boa noite,
Deve ser uma Mariposa.

Anônimo disse...

Parabéns site muito bom me ajudou muito em um trabalho de escola continuem assim =P

Anônimo disse...

Que quantidades de água e açucar/mel usaram?

bekahelen disse...

Gostei bastante! Tambem estou cuidando de uma borboleta aqui... eu a encontrei ontem, toda molhada. Mas ela esta com uma das asas dobradas, e eu nao sei como "arrumar"... muito obrigada pelas dicas!!

Anônimo disse...

Apareceu uma borboleta enorme aqui de asas azuis, ela esta otima so que coloco ela pra fora d casa e ela volta, fica no meu escritorio, sobe na minha mao e parece nao ter medo de mim rsrsrsrsrs, como alimento essa borboleta, vou tentar algo aqui depois posto, muito linda ela... ja esta aq a 2 dias...

Anônimo disse...

Nossa, achei uma borboleta linda com a asa quebrada e através desse site aprendi a cuidar dela. (:
Obg!

Anônimo disse...

apareceu uma borboleta no meu quarto ñ achei mel sera q leite condesado ajuda. eu coloquei e ela ñ come ela ta muito fraca
oq eu faço borboletas.org??????
bjs.....

Julya disse...

Gente eu nao sei o que fazer, eu encontrei uma borboletam e ela nao consegue voar,então eu trouxe ela pra casa e a asa dela nao parece estar quebrada!! Eu não sei como cuidar dela e nem onde coloca-lá!

Borboleta.org disse...

Boa tarde, Julya

Obrigado pela sua visita!
Parabéns por você se preocupar em cuidar da Borboleta que você encontrou.
Infelizmente o tempo de vida da Borboleta adulta é muito curto, elas vivem cerca de duas semanas, elas vivem quase que exclusivamente ao acasalamento e à procriação.
Acho que você deveria deixar ela na natureza mesmo.

Abraços e Parabéns!

Hortência disse...

Maravilhoso este site;achei uma borboleta caída na calçada,tentei dar água com açucar,mas ela fechou os olhos,ficou dura e achei que tinha morrido;qual não foi a minha surpresa depois de um dia e uma noite,ela abriu os olhos e ficou em pé;não tenho açucar em casa ,por isso dei marmelada amassada com água e ela comeu.Amanhã vou comprar mel.

Luci disse...

Um dia destes eu lavando o quintal,percebi uma borboleta no Observei,tinha certeza q morreu, a empurrei c\jato de água da mangueira p\a rua.Passado algum tempo vi ela se mexendo na calçada e tentando levantar, fiquei feliz mais c\dó pq achei q ñ ia sobreviver achei q as asas foram destruidas,afinal...são tão fininhas,tambem já havia se molhado e dei maisjato de agua e c\força nela pensando estar morta.
Fiquei la observando ela, foi se mexendo,se ajeitando,lentamente bateu as asas e voou p\o outro lado da rua,deois foi no jardim da vizinha.
Fiquei tão feliz pois havia me sentido culpada achando que a água de inicio a havia matado.
Afinal,elas são tão lindas e após a fase borboleta não destroem nada, só embelezam !

jannyne santos disse...

Eu também quero saber se a borboleta tem pernas se tem olhos se tem ouvidos se tem boca do que se alimentam se tem assas o que são as borboletas como nascem quantas pernas tem e quais as utilidades das borboletas

Borboleta.org disse...

Boa tarde, Jannyne
Obrigado pela sua visita.
Visita o nosso FAQ: Perguntas mais frequentes sobre as Borboletas:
http://www.borboleta.org/2013/06/perguntas-mais-frequentes-sobre-as.html

Abraços

Anônimo disse...

tenho uma borboleta e não sei como alimentar que eu faço

Borboleta.org disse...

Boa tarde, Anônimo
Obrigado pela sua visita.
Veja esse artigo: Como fazer um néctar artificial para as Borboletas

http://www.borboleta.org/2013/08/como-fazer-um-nectar-artificial-para-as.html

Espero que ajude vc.

Abraços

Anônimo disse...

por favor me ajudem uma borboleta(pode ser mariposa) fez o casulo aqui nem casa e nasceu aqui porem a asa dela quebrou praticamente toda e a outra uma pontinha ela ja se acostumou comigo mas não sei o que fazer tenho medo de mata como faço para saber se é mariposa ou borboleta e para saber a especie ? obg amei o seu site ja me ajudou bastante mas preciso saber disso

Borboleta.org disse...

Boa noite,
Por favor Anônimo, você sabe em qual planta estava a pupa ou casulo?
Visite:
http://www.borboleta.org/2011/03/as-principais-diferencas-entre.html

Anônimo disse...

Olá boa tarde, tenho um pé de maracujá na sacada de onde ou moro de uns tempos para cá começou aparece uma borboleta e ela colocou uns ovinhos onde nasceram lagartinhas elas estavam comendo meu pé de maracujá comecei a retirar -las até que encontrei uma adulta que nem sei como apareceu lá pois procurei tanto e não tinha mais nenhuma lagarta lá então a peguei com folha e tudo e coloquei dentro de um recipiente com saída de ar etc minha intenção é de criar ela para levar para um local seguro de uns dias para cá notei que ela parou de se alimentar e se pendurou na lateral do recipiente e parte do seu corpo foi retirado e quando percebi vi que ela esta se transformando em uma pulpa bom acredito que ela vai virar uma lagarta em quanto tempo mais o menos ela nascerá ? bom pelas caracteristicas ta parecendo uma mariposa

Borboleta.org disse...

Boa noite,
Obrigado pela visita.
Pelo que eu entendi, deve ser uma Borboleta, o maracujá é uma planta hospedeira de várias espécies de Borboletas.
Heliconius sara apseudes, Eueides isabella, Agraulis vanillae e Heliconius erato phyllis são alguns exemplos.
A transformação demora entre 6 a 20 dias dependendo da espécie.

Boa sorte!

Anônimo disse...

Eu adorei esse site, ele me ajudou bastante no trabalho de ciências do colégio,muito obrigada

Anônimo disse...

Tenho uma borboleta com a assa quebrada o que faço ja dei mel,agua,polem mais ela nao comeu as asinhas delas estao ficando sem cores.:(

Jaqueline disse...

Preciso de ajuda, apareceu há 2 dias uma borboleta na minha casa, tava agarrado num melado que ficou no chão, tentando sair, tirei ela daquela situação e coloquei num lugar seguro. Ela se debate, abre com dificuldade as asas e se locomove com dificuldade, parece que se arrasta. Acho que ela deve ter quebrado a patinha. O que faço para ajudá-la? Ela já está lutando a muito tempo. Me ajudem, por favor, a ajudá-la.

Jaqueline disse...

Boa noite!
Preciso muito da ajuda de vocês. Encontrei uma borboleta agarrada em um resto de energético que havia caído co chão. Ela se debatia para sair do lugar e não conseguia. Tirei-a dali e coloquei num lugar seguro. Já tem mais de 48 hs. Percebo que ela está tentando reagir, apesar de estar fraquinha, melhorou um pouco pois já consegue se arrastar um pouco melhor, mas com dificuldades. Acho que ela quebrou a patinha, pois consegue mexer as asas e tenta fazer movimentos com elas. me ajudem. O que posso fazer mais para ajudá-la. Preciso de uma resposta com urgência, pois não sei quanto tempo mais ela aguenta. Meu coração fica doendo de vê-la assim. Ela é uma guerreira.
Obrigada, gente!

Anônimo disse...

eu achei uma borboleta e eu nn consigo alimenta ela ja peguei todo tipo de flor mas nada ela estendeua tronba dela e nada se ela morre oq eu faco?

Anônimo disse...

eu tive que pegar uma borboleta pra minha aula de ciências e não sabia oque ela comia obrigado por me ajudarem, eu estava com medo que ela morresse.

Anônimo disse...

eu tive que pegar uma borboleta pra minha aula de ciências e não sabia oque ela comia obrigado por me ajudarem, eu estava com medo que ela morresse.

Anônimo disse...

Consegui encontrar uma lagarta verde sem espinhos e gostaria de saber se alguém sabe me informar a espécie e mais importante ainda, qual alimento melhor para ela.

Anônimo disse...

Amo borboletas e amei este site.

Anônimo disse...

Amo borboletas e amei este site .

elisa carvalho disse...

é normal uma borboleta ficar com a asa fechada e parada dentro de um viveiro?

Silvana Maria Mendes disse...

Gnt, URGENTE!!! Encontrei ontem uma borboleta no quintal.. pela foto parece com a monarca. Ela ñ consegue voar pois tem uma asa meio 'atrofiada'.. axo q ñ se desenvolveu direito, pq tbm ñ tem uma das patinhas da frente e a antena é um pouquiiinho torta!! Já tentei dar água com açucar mas ñ vi ela tomando.. ñ sei se tenho as flores q ela 'gosta', mas dxo ela sempre no quintal pq vejo q ela qr voar.. mas qd vou procurar ela tá no chão, ou se debatendo (tentando voar)! O Q EU FAÇO?! Pensei em cortar a ponta da asa boa pra 'equilibrar' o peso pra ela, posso fz isso ou vai prejudicar mais?

Anônimo disse...

Gostaria muito de cuidar de lagartas até a fase adulta... pesquisei na internet e dizem que vendem kits de larvas vivas para venda online.... mas é dos EUA. Quero saber como adiquiri-las pois eu tentei comprar e nao enviam pra fora dos EUA. Tem como comprar esses kits aquino Brasil? Obrigada!

Anônimo disse...

Oiie meu nome é Luana
Eu to com uma borboleta de estimação e eu to dano gelatina pra ela se alimentar tudo bem ou naum pode ?

Anônimo disse...

Eu posso ta para a borboleta doce tipo rapadora e etc doce de banana pode?????

Alice disse...

Este blog foi um achado! Eu resgatei uma borboleta que minha cadela pegou.Coloquei a borboleta em um vaso de planta.Sai e quando voltei um dia depois,Já tinha esquecido,e de repente me deparei com ela tentando voar,mas caiu no chão.A peguei e coloquei em um vidro aberto com umas folhinhas,mas sem saber o que ela come .Achei este blog que me esclareceu! Ótimo!
Alice