A Traça das roupas


Foto cortesia: Clemson University - USDA


A Traça das roupas ou Mariposas das roupas danificam as roupas, os tapetes, os estofamentos, as mantas e outros artigos domésticos. Todas estas Mariposas pertencem à família Tineidae, sendo o gênero Tinea o de maior importância econômica nas cidades.
Diferente das Traças dos livros, as Traças das roupas possuem a metamorfose completa (ovo, lagarta, pupa e adulta). As fêmeas colocam seus ovos em tecidos de lã e seda, as lagartas nutrem-se destes materiais, causando sérios prejuízos, as Mariposas adultas, ao contrário das lagartas, são inofensivas.
Não adianta se livrar das Mariposas adultas que voam, porque os ovos já foram postos.



Foto cortesia: Clemson University - USDA




Foto cortesia: University of Georgia Archive



Como se proteger da Traça das roupas:
Manter limpos os rodapés e frestas usando o aspirador de pó, inspecionar sempre as roupas, tapetes e outros artigos domésticos, manter estantes e armários arejados e sempre limpos.
As bolinhas de naftalina são feitas com substâncias altamente tóxicas, uma longa exposição à naftalina pode provocar problemas no fígado e nos rins.
Para eliminar as traças, tente usar cânfora ou saches de lavanda. Coloque ao sol sempre as suas roupas, evite guardar nos armários e guarda-roupas peças do vestuário sujas.




Nenhum comentário: