Tudo sobre Borboletas Brasileiras



A Série Borboletas Brasileiras, foi criada para ajudar os estudantes e internautas que tenham interesse em conhecer as principais espécies de Borboletas existentes no Brasil.
Também é um ótimo recurso de IB ( Identificação de Borboletas) online, que pode ajudar você a identificar algumas espécies de Borboletas que você encontrar.

Bibliografia Pesquisada
Otero, Luiz Soledade, BORBOLETAS Livro do Naturalista, Rio de Janeiro, FAE, 1986.




Espécies de Borboletas
(Ordem Alfabética)


Agraulis vanillae
Agrias claudia claudina
Anartia amathea
Anteos menippe
Ascia monuste
Brassolis astyra
Caligo beltrao
Catonephele numilia penthia
Colobura dirce
Danaus plexippus erippus
Dynastor napoleon
Eryphanis reevesii
Eueides isabella dianasa
Evenus regalis
Hamadryas feronia
Heliconius erato phyllis
Heliconius ethilla narcaea
Heliconius sara apseudes
Heraclides thoas brasiliensis
Historis odius
Junonia evarete
Marpesia petreus
Mechanitis lysimnia
Methona themisto
Morpho achilles achillaena
Morpho aega
Morpho anaxibia
Morpho menelaus tenuilimbata
Opsiphanes invirae pseudophylon
Papilio anchisiades capys
Papilio androgeus laodocus
Parides ascanius
Phocides palemon phanias
Phoebis philea
Prepona demophon
Siproeta stelenes

23 comentários:

Anônimo disse...

Podiam colocar as fotos próximo aos nomes das borboletas... A grande maioria das pessoas não conhecem os nomes e ficaria mais fácil de identificar através da foto.

re-mlima@hotmail.com

Borboleta.org disse...

Boa noite,
Essa é a lista com nomes das espécies, não dá para colocar fotos nessa lista.
Obrigado pela visita!

Ederli disse...

Estou procurando a origem e significado de meu nome,Ederli, e ouvi dizer que pode ser o de uma espécie de borboletas. É verdade?

Borboleta.org disse...

Boa noite, Ederli.
Não conhecemos o significado do nome Ederli.
Infelizmente também não conhecemos nenhuma espécie de Borboleta com nome de Ederli.

Obrigado por sua visita!

Anônimo disse...

Olá!
Muito boa a lista, contudo percebi erros no habitat de algumas espécies. Muitas das descritas como sendo presentes apenas no Sudeste brasileiro, são encontradas também em outras regiões brasileiras. É o caso da Mechanitis lysimnia, Heliconius ethilla narcaea. Vale a pena dar uma revisada nestas e nas outras para verificar a veracidade das informações. TOdavia, parabéns pelo site.

att

flavio disse...

comprei couve. veio uma lagarta. separei a folha com ela(deixei para ela comer). vi que ela esta ficando gordinha, rs, barrigudinha.fiquei acompanhando. não passou tres dias: de repente ao lado dela apareceu um monte de casulos, pequeninos; amarelo-esverdeados. cada casulo era envolto por finos fios de seda. sempre achei que colocar ovos era tarefa só das borboletas. eu trei foto da lagarta e desses casulinhos. o que aconteceu naquela folha de couve?

Vicky disse...

Uma vez eu estava no meu quintal e, derrepente, vi um borboleta preta e rosa.. Poderia me informar o nome cientifico dela?

Borboleta.org disse...

Boa noite, Vicky

Você tem a foto dela?

Obrigado pela visita!

Maria disse...

Olá,
Gostei muito deste blog, mas não tem a espécie que eu estava procurando. Vocês saberiam me informar sobre uma borboleta laranja listrada (possui 3 listras pretas nas asa)e é de um tamanho médio, ela é laranja bem intenso e a parte inferior é um pouco amarelado.

Maria disse...

Olá sou eu novamente,
Só queria informar que foi difícil mas encontrei o nome científico da borboleta laranja listrada é "Dryadula phaetusa". Muito linda. Eu a avistei na zona rural de Limeira-SP. Mais uma linda espécie pra acrescentar à lista!

Borboleta.org disse...

Boa noite, Maria.
Obrigado por visitar o nosso blog.
Obrigado também por indicar a espécie Dryadula phaetusa, ela será incluida na lista.

Abraços.

Anônimo disse...

Mui legal , to fazendo uma pesquisa sobre essas lindas voadoras e os nomes cientificos vao ser uma coisa mto interessant no trabalho.... Valeu !

Huda Bertini disse...

Como faço para publicar a foto de uma linda borboleta que estava na minha varanda outro dia. Ela eh preta com duas manchas rosas na parte inferior das asas

Anônimo disse...

eu amoooooo borboletas e hj obtive informações que eu posso crias uma em casa vou me preparar pra isso ..eu simplesmente amooo

Anônimo disse...

Ola. Ontem a noite uma borboleta entrou pela janela do quarto. Ela era grande e eu nunca vi uma especie daquela. Procurei-a nesse site, mas nao encontrei nenhuma foto dela.Gostaria se fosse possivel a indicacao de um livro com fotos de borboletas brasileiras. Obrigada

Borboleta.org disse...

Boa noite,
Obrigado pela visita.
Deve ter sido uma Mariposa que entrou em seu quarto.

Anônimo disse...

olá, eu achei uma borboleta preta com uma bolinha branca em cada asa, gostaria de sabet seu nome, no entanto não consigo achar ): http://www.fotosefotos.com/page_img/7889/borboleta_preta a borboleta é essa

Érika Fernandes disse...

ola tenho uma foto de uma mariposa/borboleta que apare eu hoje no meu predio... gostaria de saber qual é... nao estou achando foto dela na internet. onde posso enviara foto?

Borboleta.org disse...

Boa noite, Érika
Obrigado pela visita!
Você poderá postar as fotos pelo Google+, na segunda-feira iremos criar um artigo no blog para dar dicas de como os visitantes do blog poderão publicar as fotos.

Abraços

BIOFONTES disse...

Sra Ederli, a tua pergunta pode ser respondida assim:
Uma explicação é que venha do Hebraico Eder, “rebanho”. Outra é que seja do Basco e signifique “bonito”. é uma borboleta( mariposa) de asas azuis cintilantes de hábitos noturnos, ao voarem se " parecem" como vagalumes,os pigmentos existentes nas asas algo como radiativo. encontradas em algumas partes da africa e oriente médio.Não consegui fazer uma foto.

BIOFONTES disse...

Ederli, Uma explicação é que venha do Hebraico Eder, “rebanho”. Outra é que seja do Basco e signifique “bonito”. ela tem asas grandes e azul cintilante, hábitos noturnos, ao voarem elas se parecem a vagalumes, voam em grupos para defesa. de hábitos taciturnos ao norte da áfrica e oriente médio.

BIOFONTES disse...

eu não encontrei o vídeo da borboleta de couve, seria possível postar outra vez

ws disse...

Boa tarde, na minha casa aparece mt borboleta, ela é escura e bem pequena...mt mesmo chega até incomodar...teria alguma explicação ou solução para isso?