A Grande Jornada das Borboletas Monarcas



A migração das Borboletas Monarcas é um dos mais significativos eventos que acontece em nosso planeta, a migração da Borboleta Monarca começa no Canadá e parte do norte dos Estados Unidos.
O destino das Borboletas Monarcas está na região central do México, nas florestas de oyamel (Abies mexicana).
A migração da Borboleta Monarca, geralmente começa em torno de outubro, viajando cerca de 50 quilômetros por dia. O ciclo de migração da Monarca apresenta inúmeros obstáculos em que muitas perdem suas vidas.
As Monarcas viajam mais de 4.000 Km para migrar e fugir do inverno.


Por que as Borboletas Monarcas migram ?
A primeira e mais simples explicação é que, como o que acontece com as aves migratórias, as Borboletas Monarca migram para climas mais quentes para escapar do tempo frio programado e da escassez de alimentos que resultam da queda de temperatura.
No México as Borboletas Monarcas encontram árvores, água e temperaturas amenas.


A volta para casa.
Com o fim do inverno e o início da Primavera no Hemisfério Norte, as Borboletas Monarcas se tornam mais ativas e começa a temporada de acasalamento.
Até o final de fevereiro, algumas Borboletas Monarcas começam a se mover para o norte.
Isto inicia o início da migração da Primavera. A migração da Primavera começa com apenas cerca de metade da população original de Borboletas Monarcas.
Quarenta a sessenta por cento das Monarcas morrem durante a sua estadia no México. Durante a migração de Primavera, as Borboletas Monarcas retornam às suas casas no Canadá e na maior parte do norte dos Estados Unidos. Ao longo do caminho, as Monarcas fêmeas põem seus ovos sobre ervas, arbustos e trepadeiras. Dando origem a novas Borboletas Monarcas que vão continuar o vôo de volta da Primavera.


Curiosidades sobre a migração.
As Monarcas que migram para o México fazem a hibernação nos Abetos Oyamel. Elas usam a mesmas árvores a cada ano quando migram, o que parece estranho, porque elas não são as mesmas Monarcas que estavam lá na migração anterior.
Estas são a quarta geração de Borboletas Monarcas, assim como elas sabem que as árvores são as mais acertadas para hibernar?

Um comentário:

João Ângelo ™ disse...

Olá pessoal.
Posso segui-los???
Gostei muito de seu blog.
Realmente gostamos das borboletas...
" Pois É nas menores coisas que a natureza é mais admirável."
Felicidades.
Me visitem...
http://borboletasbr.blogspot.com/
Abraços.