Borboletas Ameaçadas




As Borboletas estão ameaçadas de extinção no Brasil e no mundo.
No Brasil existem cerca de 3.500 espécies de Borboletas, na Amazônia são mais de 2,4 mil espécies de Borboletas, e existem 57 espécies de Lepidoptera que estão ameaçadas de extinção.
Umas das principais causas para a extinção estão:
· a poluição
· o desmatamento, principalmente as queimadas
· as especulações imobiliárias que acabam com as áreas verdes das cidades
· as mudanças climáticas
· e os predadores naturais

As Borboletas servem como indicadores ambientais. Elas são muito sensíveis à degradação ambiental, então quando você tem um número reduzido de borboletas é sinal que o lugar não está adequado para viver.


Foto cortesia: Peter Griffin

4 comentários:

Neuza APSilva disse...

1° Parabéns pelo blog, realmente vale a pena navegar aqui!

Uma curiosidade: Você tem alguma informação sobre impacto na população de alguma espécie de borboleta que é usada para artesanato?

Abs

Borboleta.org disse...

Boa noite, Neuza

Obrigado!

Sobre a sua pergunta, creio que as peças de artesanato que são feitas com Borboletas hoje em dia são oriundas de criadores autorizados pelo IBAMA, pelo menos no comércio legal.

Abraços e grato pela visita!

Giancarlo Teles de Magalhães disse...

Bom dia amigos,

As borboletas estão desaparecendo principalmente das cidades. Estes seres delicados sobrevivem onde for maior a concentração de ânions no ar fresco.
Toda a poluição que conhecemos muito bem, se somam às radiações eletromagnéticas que inundam os ambientes abastecendo celulares e aparelhos eletrônicos que em funcionamento cada vez maior, são responsáveis pela quebra das moléculas de água presentes na atmosfera urbana.
Tal situação também ameaça e compromete a qualidade da vida humana. Basta prestar atenção no aumento dos problemas respiratórios e toda a gama de doenças degenerativas pois afinal em média respiramos 10 mil litros de ar diariamente para sobrevivermos.

Giancarlo Teles de Magalhães

Eddy Furtado disse...

Meu nome é Eddy Furtado sou medico anestesiologista e apesar da profissão tenho orgulho em dizer que faço replicas de borboletas pintadas a mão em material reciclado ... pinto qualquer espécie em caixas de prótese de mama estéreis jogadas no lixo as quais coleto antes de qualquer contaminação as corto, monto uma estrutura com outra caixa de prótese e a deixo "flutuando com um fio de nylon " modéstia a parte é lindo, 100% artesanal e sustentável. Escrevo o nome da espécie também.
Alem de não ser crime ambiental é um favor a natureza.
Caso alguém se interesse favor entrar em contato no email dr.eddyfurtado@gmail.com