31 de mai. de 2011

A Vida da Borboleta - O Nascimento da Borboleta



O Nascimento da Borboleta ou Ciclo de Vida da Borboleta é dividido em várias fases, tudo começa com o acasalamento entre a Borboleta macho e a Borboleta fêmea, passando pelo ovo que é colocado pela Borboleta fêmea, do ovo nasce a lagarta, depois de crescer e alimentar a lagarta se transforma em pupa, da pupa nasce a Borboleta adulta e assim começa novamente o Ciclo de Vida da Borboleta com o acasalamento entre a Borboleta macho e a Borboleta fêmea.

Veja o exemplo a seguir do nascimento da Borboleta Monarca.



O Acasalamento


Foto cortesia: Fotos de Borboletas Grátis


No acasalamento, a Borboleta macho fecunda a Borboleta fêmea, o esperma masculino é transferido para dentro do abdome da fêmea.
A fêmea fecundada procura a planta hospedeira para botar os seus ovos.



A Borboleta fêmea bota os ovos


Foto cortesia: www.wikipedia.org


A Borboleta fêmea deposita os ovos na planta que servirá de alimento para a lagarta.
Cada espécie de Borboleta tem plantas específicas para a alimentação das lagartas, essas plantas são conhecidas como Planta Hospedeira.
No caso das Borboletas Monarcas, a Planta Hospedeira é a Serralha.



A Lagarta


Foto cortesia: Edward L. Manigault, Clemson University Donated Collection, Bugwood.org


Após algum tempo, os ovos eclodem e deles saem as lagartas.
As lagartas então começam a comer a planta em que estão hospedadas. As lagartas comem muito, pois precisam acumular energia, a próxima fase é a pupa.



A Pupa


Foto cortesia: Edward L. Manigault, Clemson University Donated Collection, Bugwood.org


Depois de alguns dias a lagarta vai parar de comer e se transformar em pupa, as pupas se formam a partir do endurecimento do corpo da lagarta.
É nesse momento que a lagarta vai usar a energia acumulada para se
transformar em Borboleta.




A Borboleta adulta

Fotos de Borboletas Grátis

Foto cortesia: Fotos de Borboletas Grátis


Em alguns dias, as Borboletas nascem rompendo a camada da pupa. A Borboleta adulta viverá algumas semanas, tempo suficiente para se reproduzirem e garantirem o recomeço de todo o ciclo novamente.


66 comentários

É SIMPLESMENTE FANTASTICO ACOMPANHAR O CICLO DE VIDA DAS BORBOLETAS! FIZ PELA SEGUNDA VEZ ESSA EXPERIÊNCIA EM MINHA SALA DE AULA. OS ALUNOS FICARAM MARAVILHADOS ,ENVOLVIDOS ,PARTICIPARAM EM CUIDAR ,LEVAR PARA CASA, FOI SIMPLESMENTE LINDO !CADA BORBOLETA QUE NASCIA ERA UMA ALEGRIA P ELES, COLOCARAM NOMES NAS BORBOLETAS E O PROJETO INFLUENCIOU OUTRAS SALAS ,HJ TEM OUTRAS PROFESSORAS FAZENDO A MESMA EXPERIENCIA NAS SUAS SALAS . CONTAGIANTE .

ola tdo bem?amei esse site..
keria saber a diferença entre casulo e PUPA...estou confusa....

me ajudou muito na liçao que eu tinha para fazer.

Parabéns pelo site!!! Adorei as informações sobre a vida das borboletas. Desde criança que me identifico com as borboletas. Quando em nossas brincadeiras, sempre queria ser borboleta.

Olá!

No jardim aqui de casa nasceram várias borboletas, só queria saber se as borboletas logo que nasce já sabe voar, pois aqui elas não estão conseguindo voar.

Boa noite,

Pode levar algumas horas do momento em que a Borboleta sai da crisálida até que ela possa realizar o seu primeiro vôo.

Obrigado pela visita!

Olá eu gostava de saber se havia uma época especial de acasalamento nas borboletas?

Olá, adorei o site, mas não consegui identificar a borboleta que nasceu no meu apartamento, a lagarta veio em uma hortaliça que comprei e coloquei em um pezinho de manjerição, ela comeu todo o manjericão e a hortelã que estava ao lado, depois fez um casulo transparente em que se podia ver a lagarta no interior, após quinze dias saiu uma borboleta marrom linda. Ficou por aqui 3 dias e voou para conhecer o mundo. Tenho fotos dela, se quiser posso mandar para identificar. Muito obrigada.

adorei todas as informações das borboletas achei interessante sabre tudo sobre um animal foi muito interessante

é dificil entender como a borboleta bota seus ovos em uma planta hospedeira.hj apareceu uma borboleta aq na minha casa e eu a segurei na minha mao e ela começou a botar ovos na minha mao a soltei e ela foi para parede e botou varios ovos depois saiu da parede e foi para um bone q estava pendurado no varal e botou mais ovos oq eu faço
?

Boa noite, Anônimo
Grato pela visita!

Você tem que descobrir qual é a espécie de Borboleta, cada espécie de Borboleta quando na forma larval se alimenta de uma determinada planta hospedeira.
Você disse que ela botou vários ovos, quando esses ovos eclodirem as lagartas que vão nascer precisarão se alimentar da planta hospedeira.

Abraços!

esse é que é bom demais

Me ajudou na tarefa,mt mt mt agradecida e AMEI o site com todas as letras
Bjss...

Esta semana recebi a visita de 2 borboletinhas que ficaram no meu teto da sala, e agora ficam só mudando de lugar dentro de casa, estou preocupada com a vida delas e por isso busquei este site, gostaria de saber como ajudá-las.

Pareceu 2 borboletinhas no teto da sla e queria ajudá-las não sei o que fazer...
Nunca tinha visto elas são brancas e com manchas escuras e ainda estão com o casulo seco. Acho que acabaram de nascer faz 48 horas que estão aqui, por favor me ajudem a defendê-las !!!!!

Este site explica bem a vida de uma borboleta

É POSSÍVEL ENTENDER A LEI DA REENCARNAÇÃO COM O EXEMPLO DA METAMORFOSES DAS BORBOLETAS.
A VIDA DEMONSTRA NA PRÁTICA.
É NOSSO DEUS.

Muito Legal Seu site

gostei muito, me ajudou no meu trabalho :)

eu amei as informações sobre as borboletas mas essa é a primeira vez que acesso esse site e gostei muito, sempre quero saber mais sobre tais espécies a minha preferida é a borboleta monarquica

E otimoooo esse saite..Muito bom mesmo,me ajudou muito..Parabens!!!!!!!!!

Muito bom o sit.... vai me axilar em uma ilustração que estou criando
Obrigado!

Apareceu em meu quintal uma lagarta verde e eu coloquei ela em vaso de planta, samambaia selvagem , no segundo dia ao invés da lagarta encontrei uma espécie de casulo, tenho acompanhado diariamente, gostaria muito de saber será que aborboleta sobreviverá?...obrigado...

Boa noite, Ana Maria
Obrigado pela visita!
Sim ela sobreviverá, é só você ter um pouco de paciência que ficará tudo bem.

Abraços.

Apareceu grudado na janela do meu quarto vários ovinhos e me parecem ser de borboleta, se deixar acredito que não vai nascer mas estou com dó de mexer e interromper o ciclo tão maravilhoso que acabei de ler.... O que posso fazer, por favor me ajude!!

Boa noite,
Obrigado pela visita!
Será que são mesmo ovos de Borboletas?

Borboletas são fantásticas! Alguém saberia informar quanto tempo dura até que uma larva saia do ovo?

Borboletas são criaturas fantásticas! Alguém saberia informar quanto tempo dura até que uma larva saia do ovo?

Aqui nas asclépias de casa nasceram dois tipos de monarca, uma amarela e preta(com dois pares de antenas) e outra amarela, preta e branca(com 3 pares de anteninhas), queria saber se nascem as mesmas borboletas.Qual a diferença entre elas?

Adorei o site maus queria saber qual é
a diferennça de casulo e PUPA pois agora estou confusa

Gostaria de saber se toda lagarta vira borboleta, caso contrario porque?

Boa noite, Edvaldo

Vira Borboleta ou Mariposa, grande chance de virar uma Mariposa, pois na natureza existem um número bem maior de Mariposas do que Borboletas.

Obrigado pela visita!

Aqui no meu jardim ja encomtrei casulos de borboletas e legal

é muito bacana o ciclo de vida das borboletas mas,e triste saber que é pouco a vida delas na fase adulta.

Legal saber sobre essas maravilhas da borboleta. Mais eu estava procurando esse tema ''Onde o embrião da borboleta se desenvolve''

Oi estou fazendo um trabalho de conclusão do meu curso, e é sobre o ciclo de vida das borboletas o processo. Gostaria de saber se você poderia me indicar livros que explicam de maneira intensiva sobre o processo,a metamorfose, nascimento TUDO de forma cientifica e também na parte de simbologia, como o que as borlortas represetam a parte psicológica mesmo. Desde já obrigada

a BORBLETA RESPIRA ? POR ONDE?

QUAL O MODO DE ALIMENTAÇÃO DELA?

QUAL E O HABITAT DELA?

ETC... ETC... ETC????

eu amei esse site eu precisava fazer minha tarefa de casa que era sobre borboletas e ai pesquisei no google ai achei este site eu adorei!!

eu queria saber se tem outros tipos de animais desse site.

Boa noite, Haline
O blog só tem Borboletas e Mariposas.
Obrigado pela sua visita!!

Boa tarde me chamo Cristófoli Pereira.

Caiu um casulo da árvore do meu lado, levei para casa, o casulo parece lã com pedacinhos de árvore transados, a lagarta fica presa la dentro, sai apenas um pedaço dela, o que ocorre nesta parte, pois na parte que saiu não consegui identificar asas.

Não consegui nenhum blog ou vídeo que mostre esta espécie em metamorfose completa. Se quiser posso enviar um vídeo e fotos.

Gostei do site, mas queria saber qual é o relacionamento das plantas com as borboletas

Muito linda a obra de Deus.
Boa tarde 😊
Hoje estava a borbulhar em meu espírito essa metamorfose...
Então fiquei a perguntar: Quem acasala, a lagarta ou a borboleta? A resposta veio de Deus na hora. Assim também somos nós. Somos lagartinhas que precisam comer muito( adquirirconhecimento) só então, é que Deus pode usar esse conhecimento bíblico, essa energia, e se manifestar por meio de nós, e manifestaremos o Fruto de Deus. Porque o mundo espera com grande expectativa a manifestação da gloria dos filhos de Deus. Mas tem muita lagarta que não se alimenta, nem entrou ainda no casulo da comunhão e já está querendo voar. Eu mesmo era uma dessas, por isso Deus me falou neste tom tão lindo, suave e esclarecedores. Então quando vim procurar na net, achei a confirmação.
Parabéns 😤 pelo trabalho. Minhas duas irmãs também são professoras. É uma das maiores responsabilidades do mundo,pois todos passamos por vocês, advogados, Juízes,médicos,pastores, enfim, todos. Beijo!

Boa noite ou bom dia!
Apareceu uma lagarta nas minha planta faz uns 6 meses. Ela fez o casulo (pupa )? E come muito a planta em que vive. Só que ela sai da planta, vaga pelo quintal e quando a encontro, coloca-a de volta na planta. A minha dúvida é a seguinte: não já passou da hora dela virar borboleta? Porque ela come a folha, que o casulo e fica um bom tempo sem aparecer.

Ah, tenho vários vídeos e fotos dela!

Quantos ovos uma única borboleta coloca?

Quantos ovos uma única borboleta coloca?

Queria ler a opinião de floricultor: Aqui a gente mata lagarta de fogo e também aquelas que danificam certas plantas de ornamento ou medicinais.
Também não li comentários de colecionadores e de seus críticos.
Axé!

RBNEk@HoTmail.com como vc fez prós seus alunos poderem levar pra casa.... Pq.. A minha gata pegou uma borboleta... Estava prestes a matá-la... Ai peguei a borboleta e coloquei numa tampa... Ela colocou ovinhos.... Eu não sei o q fazer... Se vc poder me ajudar fico grata....

Boa noite. Encontrei uma lagarta enorme no meu jardim que me chamou imenso à atenção e não consigo descobrir a que espécie pertence. Será que me podem ajudar e portanto também a ajudar-me a ajudá-la? Obrigada :)))

pow site muito bom, me ajudou na tarefa que tinha que fazer.

Queria ver uma fotografia dos ovos da borboleta, não sei identificar.Alguém teria para postar?

Olá bom dia desde de ontem pousou uma borboleta na parede da minha casa,e agora de manhã fui vela e ela botou muitos ovinhos,e ainda está aqui na parede ,,como faço para anula pois acho q os filhotes n vão aguentar pois q eu saiba eles precisam de plantas para sobreviver....

Borboletas gêmeas existem?

Comprei 5 largatas para obeservar a transformação em borboleta no final tivemos 6 bolboletas. Como isso pode ter acontecido?
Existe alguma expliocação?

Ajudem-me a explicar as minhas sobrinhas o que pode ter acontecido.

Borboletas gêmeas existem?

Comprei 5 largatas para obeservar a transformação em borboleta no final tivemos 6 bolboletas. Como isso pode ter acontecido?
Existe alguma expliocação?

Ajudem-me a explicar as minhas sobrinhas o que pode ter acontecido.

Bem antes de mais nada boa noite marcio plantas e lagartas esta tudo relacionado as lagartas quando nascem se alimentam das plantas onde nasceram quando acontecer a metamorfose a borbuleta ex lagarta tem a funçao de expalhar o polem das flores para se fertelizarem mutuamente em troca as flores segregam nectar que e o alimento das borbuletas ate serem adultas e acasalarem para poderem colocar os ovos no fim morrerao e assim começa um novo ciclo

Isso e um caso muito raro mas sim pode acontecer

Quase não vemos borboletas,muito inseticida são usados nas plantas em geral.Que pena.

Bom dia. Gostei muito das informações e gostaria de saber se toda lagarta vira borboletas?

Oiê,gostaria de saber aonde vender asas de borboleta antiga

Oiê,gostaria de saber aonde vender asas de borboleta antiga

A selva de pedra que o homem criou destrói a si mesmo.

Gostaria de saber se toda borboleta volta ao local em que fez a metamorfose.