Margaret Elizabeth Fountaine




Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher que será celebrado no dia 8 de março, iremos homenagear a britânica Margaret Fountaine.

Margaret Elizabeth Fountaine ( 1862 – 1940 ), foi uma coletora de Borboletas e ilustradora da Era Vitoriana, filha mais velha dos sete filhos de John Fountaine, um pastor e de Mary Isabella Lee.
Margaret Fountaine era uma talentosa ilustradora de história natural e tinha um grande amor e conhecimento pelas Borboletas, durante cinqüenta anos ela viajou e coletou Borboletas por sessenta países e em seis continentes diferentes.
Aos 27 anos, Margaret e suas irmãs herdam uma soma considerável de dinheiro deixado pelo seu tio, sendo financeiramente independente ela começa uma grande aventura viajando pelo mundo por conta própria.
Em 1901 Margaret Fountaine visita pela primeira vez Damasco, onde conhece Khalil Neimy um guia e tradutor local, Neimy foi um grande colaborador e amigo de Margaret, essa parceria durou 27 anos, ambos viajaram pelo mundo a procura de Borboletas.
Em 1940, Margaret Fountaine faleceu aos 78 anos em Trinidad.
Ao invés de apenas capturar as Borboletas na natureza, Margaret começou a criar as Borboletas a partir de ovos e lagartas, para não prejudicar o meio-ambiente.
Margaret Fountaine deixou uma coleção de 22 mil espécies de Borboletas, conhecida como Coleção Fountaine-Neimy que hoje se encontra no Museu do Castelo de Norwich, no Reino Unido.

fonte: www.borboleta.org



Ilustração de Margaret Fountaine, 1931 – Crisálidas e Lagartas de Borboletas da Guiana Inglesa


Bibliografia

Irwin, A.G. 1978 Of Butterflies and Broken Hearts ... Of Bishops, Bugs and Things. Antenna, 2, 72-73, 78-79.

Cater, W.F. ed., 1980 Love among the Butterflies : The Travels and Adventures of a Victorian Lady. London: Collins.

Cater, W.F. ed., 1986 Butterflies and Late Loves. London: Collins.

Scott-Stokes, Natascha 2006 Wild and Fearless: The Life of Margaret Fountaine. London: Peter Owen.

Nenhum comentário: