Como capturar e coletar ovos e lagartas



O primeiro passo para se criar uma Borboleta é a captura e coleta dos ovos e lagartas, você ira encontrar os ovos e lagartas nas plantas hospedeiras, as plantas hospedeiras são as plantas aonde a Borboleta fêmea deposita os seus ovos após o acasalamento com o macho.
Cada espécie de Borboleta tem uma lagarta que se alimenta de uma determinada planta hospedeira, você ira encontrar essas plantas nos jardins, bosques, pomares, aonde existe plantas e flores.
Quando você encontrar os ovos, recolha eles com cuidado para não machuca-los, coloque as folhas com os ovos em potes plásticos, é importante fazer vários furos na tampa para a entrada do ar.
Caso você encontre as lagartas ao invés dos ovos nas folhas, o procedimento será o mesmo.
Importante que você recolha também algumas folhas, as lagartas alimentam-se o tempo todo, as folhas você pode guardar em sacos plásticos.
Abaixo alguns exemplos de plantas hospedeiras que servem de alimentos para as lagartas.

Lagarta Planta Hospedeira
Agraulis vanilae Maracujá e Passiflora
Anteos menippe Cássia siamea
Ascia monuste

Couve

Brassolis

Palmeira e Coqueiro

Caligo braziliensis Bananeira
Danaus plexippus erippus Asclepias curassavica
Eueides isabella Passiflora e Maracujá
Heliconius sara apseudes

Maracujá

Junonia evarete

Gervão e Mangue branco

Methona themisto Manacá
Morpho aega Taquaras e Bambus
Papilio androgeus laodocus

Laranjeira



Atenção Nunca encoste as mãos nas lagartas, algumas lagartas têm uma substância tóxica que pode queimar ou irritar a sua pele. Use uma pá ou uma espátula para recolher e colocar as lagartas nos potes.

Atenção Se você recolher muitos ovos e lagartas é bom distribuir os ovos e as lagartas em vários potes.

Atenção Você ira encontrar os ovos e as lagartas na parte inferior das folhas, é aonde geralmente a Borboleta fêmea deposita os ovos.

Atenção Para alimentar as lagartas novinhas utilize folhinhas pequenas, quando as lagartas começarem a crescer de tamanho você pode alimentá-las com folhas maiores.