Mariposa Atlas





Attacus atlas


Conhecida popularmente como Mariposa Atlas, é considerada uma das maiores Mariposas do mundo, são encontradas no Sudeste asiático. Dos ovos postos pelas fêmeas, mais gordas e menos elegantes do que os machos, saem lagartas gigantes de 5 a 8 centímetros de comprimento. De grande apetite, devoram folhas e brotos tenros das árvores onde nasceram, passando rapidamente ao estado de ninfas. O casulo que tecem, onde efetuarão a metamorfose, é feito com uma fina seda.
As antenas da Mariposa Atlas são grossas e cobertas de finas e densas bárbulas bem sensíveis, características das Mariposas crepusculares. A inserção do tórax e das asas é coberta por fina pilosidade. De contorno surpreendente e tonalidades vermelhas, os órgãos de vôo apresentam desenhos geométricos simples mas elegantes, realçados por figuras ocres, rosas ou brancas.
O vôo das Attacus Atlas é majestoso. À tarde, quando as Mariposas Atlas voam, torna-se fácil confundi-las com passarinhos, dos quais parecem ter a rapidez, domínio do ar e agilidade.



Etimologia:
Atlas, gigante da mitologia grega. Como havia tomado o partido dos Titãs na luta contra os deuses, Zeus condenou-o a sustentar o mundo sobre os ombros.

Nenhum comentário: