Os Insetos Músicos



Os gafanhotos são talvez os insetos músicos mais conhecidos, embora seu canto não possa competir com a da cigarra. Estas são insetos mais barulhentos e podem manter o canto estridente durante longo tempo. Pertencem a ordem dos Homópteros e são comuns a várias regiões do mundo.
Embora os variados ruídos produzidos pelos insetos não sejam exatamente musicais, existe grande semelhança de emissão entre os insetos e os instrumentos musicais. Os gafanhotos e os grilos produzem ruídos por meio do atrito entre duas partes de seu corpo, que dá origem as vibrações. Isto é chamado de estridulação. Os insetos estridulantes correspondem aos instrumentos de corda de uma orquestra, que emitem sons quando o arco é passado nas cordas.
Os insetos vibradores são representados pelas cigarras, que possuem finas membranas que se comportam como a pele de um tambor, vibrando quando são distendidas por músculos. Há alguns insetos que emitem ruídos fazendo entrar ou sair o ar do seu corpo, e que equivalem aos instrumentos de sopro de uma orquestra.

Mariposa Caveira

Foto cortesia: Jeffdelonge


A Mariposa Acherontia atropos conhecida popularmente como Mariposa Caveira tem uma rara habilidade: produz ruídos com a porção dianteira do canal alimentar, a espirotromba; nesse caso existe certo paralelismo com o que ocorre na laringe dos seres humanos.





Mariposa Caveira

Nome cientifico : Acherontia atropos
Família : Sphingidae
Ordem : Lepidoptera
Classe : Insecta
Descrição : As asas superiores são marrom com ligeiras linhas onduladas em amarelo, as asas inferiores são amarelas com algumas ondas de marrom. Nas costas existe uma imagem que representa uma caveira.
Distribuição geográfica : África, Oriente Médio, região do Mediterrâneo e parte da Europa.