Lineu - O criador da nomenclatura binomial

Karl von Linné, médico e naturalista sueco, nascido em Rashult 1707 e falecido em Uppsala 1778. Lineu foi o criador do sistema de nomenclatura binomial e classificação dos reinos animal e vegetal, até hoje utilizado.
Ele convencionou que toda planta ou animal receberia um nome latino de duas partes. A primeira designa o gênero do animal ou planta; a segunda indica sua espécie, ou seja, seu tipo específico dentro do grupo.
Por exemplo, a Borboleta Monarca chama-se cientificamente Danaus plexippus. É, portanto, uma Borboleta do gênero Danaus e da espécie plexippus.
A Borboleta Monarca foi uma das muitas espécies descrita por Lineu em sua obra Systema Naturae.










Veja abaixo a classificação científica da Borboleta Monarca:

Reino:.......Animalia

Filo:........Arthropoda

Classe:......Insecta

Ordem:.......Lepidoptera

Família:.....Nymphalidae

Gênero:......Danaus

Espécie:.....D. Plexippus


Lineu estudou medicina e história natural na Universidade de Lund e, em 1728, transferiu-se para Uppsala. Visitou a Lapônia em 1732, e dessa viagem resultou a Flora lapponica em 1737. Esteve depois na Holanda entre os anos de 1735 e 1738 e, em 1738, exerceu a medicina em Estocolmo. De volta a Uppsala em 1741, tornou-se professor de Medicina e de Botânica. Foi membro da Academia de Ciências de Uppsala e diretor do Jardim Botânico.
O primeiro sistema de nomenclatura feito por Lineu foi o dos vegetais, que se encontra em seu livro Species Plantarum, publicado em 1753. Em outra obra, intitulada Systema Naturae, ele ampliou sua classificação, estendendo-a ao reino animal. Seu nome ficou perpetuado em uma planta, a Linnaea borealis.

*Quadro pintado por Alexander Roslin em 1775